ASN MT Atualização
Compartilhe

Programa ‘Jovens Líderes’ incentiva estudantes do interior a empreenderem em suas regiões

Projeto piloto de promoção ao empreendedorismo criou novas perspectivas de trabalho aos jovens estudantes entre 15 e 17 anos e incentiva o fomento à economia local
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Localizado a cerca de 110 quilômetros de Cuiabá, o município de Barão de Melgaço foi o escolhido para receber o programa piloto ‘Jovens Líderes’, implantado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Dentre os objetivos da iniciativa está o de transformar a realidade local com soluções empreendedoras e, assim, evitar o êxodo dos jovens para as grandes cidades em busca de melhores condições.

O piloto realizado durante o mês de agosto, na Escola Estadual Antônio Paes de Barros, em Barão de Melgaço, contou com a participação de 25 alunos (com idades entre 15 e 17 anos) e de dez professores. Conteúdos como empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e ações de impacto social foram abordados durante a aplicação do programa.

O aluno tem a oportunidade de descobrir e desenvolver seu potencial de liderança positiva por meio de ações de formação, dinâmicas, trocas de experiências, atividades e projetos. Tendo como um dos propósitos o desenvolvimento do território por meio da Educação Empreendedora, o programa ‘Jovens Líderes’ apresentou novas possibilidades aos jovens melgacenses, como André Tobias de Souza, de 17 anos, que contou que a oportunidade mudará o seu futuro.

“São várias informações e atividades práticas, que foram apresentadas com orientações para que eu saia da escola e me torne protagonista da minha própria história”, destacou o estudante.

Já para Amanda Taques, também de 17 anos, as perspectivas para o futuro melhoraram e as expectativas aumentaram. “Tenho certeza que essa experiência irá me ajudar a ter novas conquistas e um futuro promissor, aqui mesmo na minha cidade”, falou.

O envolvimento dos jovens na educação empreendedora fez com que os professores da escola observassem um novo futuro para a cidade, com uma mudança social e na economia local.

“Estamos felizes em ver como este projeto foi ‘abraçado’ pelos alunos e acreditamos que, a partir dele, possamos reduzir o êxodo de jovens para regiões centrais, pois muitos terminam o ensino médio e deixam a cidade em busca de oportunidades. O empreendedorismo aos jovens pode dar uma nova ‘cara’ para Barão de Melgaço”, declarou o professor Honório Luiz.

A promoção do empreendedorismo entre os jovens coincide com os projetos futuros da unidade escolar. “Estamos em processo de transformar a nossa escola em uma unidade de tempo integral e o programa ‘Jovens Líderes’ vai ao encontro da nossa proposta de que o ensino seja voltado para o empreendedorismo”, finalizou o professor.

Melgacense e mãe de filhos melgacenses, a professora Josiane Rodrigues prevê uma nova Barão de Melgaço, mais estruturada e desenvolvida economicamente.

“Era um entendimento da maioria de que para conseguir algo tínhamos que sair do nosso município, mas esse programa nos mostrou que existem várias possibilidades que podemos realizar aqui”, reavalia Josiane, que já notou mudanças nos alunos.

“É um projeto enriquecedor e desafiador, que nos tirou da zona de conforto. Acredito que com os alunos não foi diferente, pois o empreendedorismo é isso, desafiar e a partir disso criar novas possibilidade”, finaliza.

Programa ‘Jovens Líderes’

Ações da educação empreendedora é uma das bandeiras do Sebrae Mato Grosso. “Pensamos não somente no desenvolvimento dos indivíduos, mas, também no desenvolvimento dos territórios por meio da educação”, ressalta Tássia Gonçalves, idealizadora do Programa Jovens Líderes do Sebrae/MT.

O piloto, realizado em Barão de Melgaço, se encerrou com a ação ‘Dia do Impacto’, para colocar em prática as ideias e projetos futuros, e uma das equipes se tornou vencedora, com o projeto mais inovador e criativo.

“Dividimos os 25 alunos, em cinco grupos e cada um apresentou projetos de impacto social, que foram desenvolvidos por eles durante o programa, com propostas de soluções que possam ajudar a diminuir problemas enfrentados pelo município, trazendo ganhos a toda sociedade. O grupo vencedor apresentou um projeto muito bacana que inclusive já trouxe retorno financeiro para a equipe e pelo destaque, ainda ganharam certificados e mochilas”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT.

O projeto entregue pelos alunos vencedores desta competição, superou as expectativas e já trouxe resultados concretos para a cidade. O “Abrace o Verde”, criado pelos alunos com o objetivo de reflorestar áreas degradadas no município de Barão de Melgaço, arrecadou junto a uma empresa privada, o valor de R$ 10 mil reais em mudas. Além disso, o grupo conseguiu fechar parceria com a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), que irá auxiliar o grupo no planejamento do plantio das mudas.

“O Sebrae Mato Grosso trabalha fortemente para atuar no desenvolvimento territorial de forma sustentável e não temos como falar de sustentabilidade sem falar de futuro, sem falar de continuidade e das próximas gerações”, diz.

Dentro do programa estão atividades com foco no desenvolvimento pessoal e territorial, liderança, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. As soluções apresentadas respeitam as características e individualidades de cada município.

“A ideia é torná-los protagonistas de suas histórias, mostrar novas possibilidades e conceitos sobre liderança positiva, impacto social e empreendedorismo”, concluiu.