O ecoturismo é o foco da programação da press trip que a Embratur realiza em Mato Grosso (MT) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A agenda de turismo com cinco jornalistas da Argentina e do Chile pretende levar a imprensa internacional para conhecer e explorar as belezas naturais e a cultura do estado. A ação busca consolidar o Cerrado brasileiro no mercado sul-americano e demonstrar como nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.
Ao longo de sete dias – a agenda iniciou na terça-feira (11.07) e segue até o dia 18 de julho -, o grupo percorrerá atrativos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. Para esses roteiros, foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo dos veículos Revista Velvet, El Mercurio, Bio Bio Chile, La Gaceta e Diario de Río Negro.
A programação inclui passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a observação de onças em Poconé, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobra e no Aquário Encantado, em Nobres.
Durante uma semana, os profissionais farão uma imersão na flora e na fauna do Cerrado para conhecer a biodiversidade do bioma, como espécies de vegetais e animais que habitam a região, a exemplo das araras e da onça-pintada, um dos símbolos do estado.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que este é o tipo de produto turístico considerado hoje como padrão de luxo no turismo internacional. “São experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou.
“Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda ao mesmo tempo que contribui para conservar nossas florestas e nossa biodiversidade”, completou.
“O Ecoturismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Ele ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e em Bonito (MS), o Centro de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.
A gestora de turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves explica que o objetivo principal desta ação é posicionar os destinos turísticos mato-grossenses em mercado internacional e mostrar que os produtos estão preparados para atender tanto a turistas nacionais quanto internacionais.
“Esta parceria do Sebrae Nacional e a Embratur é muito importante para Mato Grosso, visto que a Argentina e o Chile são países próximos do Brasil e estabelecer relações comerciais e turísticas com eles é enriquecedor”, ressaltou.
A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total). No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos