O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu na última terça-feira (11.07) o Encontro de Empresários na agência de Rondonópolis. A ação integra o programa ‘Comércio Brasil’ com o objetivo de aproximar os empresários participantes para ampliar as parcerias e vendas.
O Comércio Brasil é uma solução criada pelo Sebrae para aproximar empresas de micro e pequeno porte de canais de comercialização. Ações de consultoria e encontros são realizados para que os empresários tenham acesso a mercados de forma sustentável, além de ampliar seus negócios.
Durante o encontro, além da palestra “A importância da precificação no resultado do seu negócio”, os empresários tiveram a oportunidade de apresentar suas histórias e produtos. Segundo Gilson Iwasaki, que é gestor Estadual do Comércio Brasil, a ideia é aproximar quem produz de quem compra. O programa também busca desenvolver a economia local por meio desse relacionamento entre os empresários.
“O programa é executado a nível nacional e Mato Grosso foi um dos estados com mais adesões de empresários. A aproximação é feita por meio do trabalho dos agentes e consultores do Sebrae e os resultados tem sido positivo em todo o estado”, ressaltou.
Estiveram presentes no encontro empresários de diversos segmentos, entre eles alimentação, eventos, supermercadistas e outros. Para a coordenadora Regional do Comércio Brasil, Edcleide Nobre, reunir os empresários da região e promover conexões é fundamental para o desenvolvimento econômico.
“Quando a empresa consome produtos locais, a economia circula na região, e o município tem mais capacidade de se desenvolver, de conseguir manter a receita girando, manter empregos e famílias trabalhando na região”, complementa.
O diretor Operacional da rede de supermercados Tropical, Fernando Sperança, esteve no encontro e ressaltou a importância de ações que visam o desenvolvimento empresarial. “A gente entende que o Tropical vive de fornecedores então essa parceria com o Sebrae é muito importante. Desenvolver fornecedores locais é fundamental e para mim é uma satisfação estar aqui hoje”, falou.
Resultados positivos
Gleiciano Silva trabalha no ramo da construção civil e participa do projeto Comércio Brasil desde 2022. Sua empresa, que comercializa piscinas, produtos químicos e acessórios, alavancou as vendas e firmou parcerias importantes após se conectar com pessoas e estabelecer relações comerciais por meio do programa.
“A gente obteve resultados muito positivos, fechamos parcerias com uma das maiores construtoras da região, ampliamos a carteira de clientes, aumentou as vendas e negócios. E tudo foi fruto de visitas e encontros promovidos pelo Sebrae. Pelo programa, conseguimos muitos clientes importantes”, disse.
Já os resultados obtidos pela Miriam Oliveira são ainda mais surpreendentes. Apesar de utilizar os serviços do Sebrae/MT há mais de 10 anos, a empresária integra o projeto Comércio Brasil desde abril e desde então obteve vendas mais expressivas. A empresária trabalhava com a venda de salgados e por questões pessoais, decidiu comercializar bananas chips, mas encontrou problemas ao apresentar seu produto para as empresas.
“Eu tinha dificuldade de entrar no mercado e me falaram do Sebrae. Esse projeto caiu do céu e me ajudou a encontrar as estratégias corretas e assim ampliar as vendas. Teve um dia que me pediram uma quantidade de produtos que eu ainda não tinha produzido, me surpreendi e estou muito feliz”, falou.
César Gandolfi, empresário do ramo de máquinas agrícolas, relembra que seu relacionamento com o Sebrae/MT começou há mais de 14 anos, também com um curso sobre precificação. “Ao me aproximar do Sebrae, eu comecei a entender melhor a atuação e o que o Sebrae pode fazer pelo empreendedor brasileiro. Com esse programa de desenvolvimento de mercado eu tive números muito positivos e muitos frutos, como a feira que vou participar nessa semana em outro município” finaliza o empresário.