Começa nesta sexta-feira (23.06), o Circuito Gastronômico do Pantanal | edição Poconé, iniciativa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com a Prefeitura Municipal. O festival é uma das ações realizadas pelo Programa Pró Pantanal, criado em 2020 pelo Sebrae/MT e rede de parceiros.
A edição de Poconé (104,7 quilômetros de Cuiabá) contará com a participação de 16 estabelecimentos que criaram pratos exclusivos a partir da castanha do Cumbaru, com a ajuda do chef de cozinha Marcelo Cotrim. O público poderá visitar a feira até domingo (25.06), na avenida Dom Aquino (próximo ao estádio Neco Falcão).
As cidades de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Sra. do Livramento também fazem parte do Circuito deste ano. “É por meio do programa Pró Pantanal que estamos desempenhando várias ações nos municípios pantaneiros e o Circuito Gastronômico é uma dessas ações, realizadas desde 2020 com o objetivo de dinamizar a economia desses municípios”, explica Fabíola Lima, analista de Turismo do Sebrae/MT.
Programa Pró Pantanal
O Programa Pró Pantanal (Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal) foi criado em 2020 pelo Sebrae/MT e parceiros para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio local, tendo a sustentabilidade como eixo transversal das ações.
Parcerias e apoios
O programa Pró Pantanal foi criado em 2020, pelo Sebrae/MT e rede de parceiros para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio local.
A partir de consultorias realizadas pelo Sebrae/MT e do chef de cozinha Marcelo Cotrim – parceiro do Circuito de 2023 -, 16 pequenos empreendimentos de Poconé foram selecionados para o evento. “Ele [Marcello Cotrim] realizou um estudo de produtos com potencial no território e a semente do cumbaru foi escolhida para ser o ingrediente base de todas as receitas criadas”, relembra Fabíola.
A boa receptividade do Circuito em edições anteriores fez com que os organizadores estendessem o período de disponibilidade dos pratos nos restaurantes. “A feira ocorre entre o dia 23 e 25 de junho, mas os pratos criados farão parte do cardápio de cada estabelecimento participante até o dia 7 de julho”, informa a analista.
Cumbaru
O cumbaru, baru ou cumaru é uma árvore da família das leguminosas, nativa da vegetação do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica. Dela é extraída uma castanha que tem potencial para desenvolvimento de diversos subprodutos, como a farinha e o óleo. As castanhas de cumbaru, utilizadas para a edição de Poconé, serão fornecidas por um produtor da região.
Cada estabelecimento elaborou um cardápio exclusivo para a feira gastronômica. Confira abaixo a lista dos pratos disponíveis por cada participante.
Estabelecimentos participantes:
Pousada Rio Claro
Peixe recheado com farofa de castanha de cumbaru
Mousse de cumbaru
Dona Ivaneide
Tapioca de carne seca com banana e castanha de cumbaru
Levi rei dos pastéis
Churros pantaneiro de beijinho de cumbaru
Restaurante da Jô
Carne seca com arroz e banana frita, defumada com castanha de cumbaru
Pérola eventos
Empamonado de bucho e revirado de carne com arroz de banana e castanha de cumbaru
Pousada recanto do jaburu
Bolo de aveia com calda e crumble de cumbaru
Pudim de tapioca com ganache de chocolate e cumbaru
Sítio São Jorge
Paçoca de pilão com castanha de cumbaru
Central do assado
Espeto com farofa de banana e cumbaru
Espaço turista
Pintado com molho tártaro de cumbaru
Peixaria Ribeiro
Peixada com arroz de castanha de cumbaru
Peixe assado recheado com farofa de couve, pimenta de cheiro e castanha de cumbaru
Caseiros da Ju
Casadinho de cumbaru
Biscoito de cumbaru
Barra do Piraim
Feijoada de pintado com farofa de coentro selvagem e limão
Jucylma Salgados
Empada cremosa de cumbaru
Aymara
Purê de abóbora com pequi e farofa de cuscuz nordestino com banana e castanha de cumbaru
Bugue Avenida
Bolinho de carne seca e castanha de cumbaru
Hotel Skala
Bolo com calda de castanha de cumbaru
-