A 30ª edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT Pantanal – foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (04.05), no auditório Borboletas, do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O evento contou com as presenças dos presidentes das entidades parceiras, políticos, autoridades e convidados. A entrada da feira é gratuita e acontece até domingo (07.05), com expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas durante o período.
Entidade parceira da FIT desde as primeiras edições, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) participa ativamente desta edição com extensa programação voltada para os empreendedores do trade turístico. Além de oferecer atendimento no stand exclusivo montado, a entidade está na feira com a Aldeia do Conhecimento, Rodada de Negócios, apresentação de novos roteiros e produtos turísticos.
Na solenidade de abertura, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jonas Alves, destacou que Mato Grosso é um estado privilegiado e com vocação para o turismo, pois conta com três importantes biomas: as planícies alagáveis do Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, opções para serem vivenciadas por todos os tipos de turistas, gerando oportunidades de negócios aos empreendedores locais, mas dentro das diretrizes do turismo sustentável.
“A FIT Pantanal é um evento para o mundo e certamente está ajudando Mato Grosso a ganhar impulso em sua trade turístico e a construir futuras parcerias”, frisou o presidente, sinalizando que o Sebrae/MT atua no turismo há cerca de duas décadas e atualmente conta com mais de 118 mil empresas ligadas à cadeia do turismo no Estado, 96% delas são de micro e pequenas empresas.
“O turismo tem recebido do Sebrae/MT importantes contribuições, como apoio à certificação em sustentabilidade para pousadas na transpantaneira e estruturação de destinos turísticos em Nobres e Campo Novo do Parecis, além da elaboração das diretrizes do turismo sustentável”, reiterou.
Ainda durante o discurso de abertura, Jonas convidou a diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, para entregar ao governador Mauro Mendes um exemplar do estudo sobre a dinâmica do bioma Pantanal, iniciativa do Pró Pantanal, formatado pelo Sebrae MT e MS para a retomada da economia por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas.
O presidente também ressaltou que o turismo move a economia, gera emprego, renda e produz riquezas, ao mesmo tempo em que ajuda a cuidar da biodiversidade. “O empreendedor do turismo pode contar com a força do Sebrae para empreender mais, fazer mais, inovar mais e trabalhar juntos para construir um novo país, com foco em inovação e sustentabilidade”, concluiu.
Também participaram da abertura o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Luiz Schelini, e o diretor de Administração e Finanças, Roberto Dahmer.
Estande do Sebrae na FIT
O Sebrae/MT conta com estande na FIT de 36 m2, ofertando informações, serviços e experiência através de óculos 360º de um passeio em quadriciclo, além de informações por meio de vídeos, catálogos digitais dos quatro polos turísticos de MT – Amazônia, Pantanal, Cerrado, Araguaia. A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Prefeitura Municipal de Várzea Grande, tendo o Sebrae/MT como entidade parceira.
-