ASN MT Atualização
Compartilhe

MULHERES QUE INSPIRAM

Dona de farmácia de manipulação inova e cria linha de produtos para pets
Por Assessoria Sebrae/MT - Rita Comini
ASN MT Atualização
Compartilhe

No dicionário da empresária Virgínia Gonçalves as palavras culpa, fardo, vítima e tantas outras que rondam o universo feminino, não tem espaço. À frente da Farmácia de Manipulação CriAtiva, sua atitude é sempre positiva, confiante, guerreira e inovadora.

Formada em farmácia e bioquímica, logo que começou a trabalhar em laboratório de análises clínicas percebeu que precisaria traçar outro rumo para sua vida. “O salário não dava nem para pagar as prestações do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)”, conta.

Passou então a trabalhar numa farmácia de manipulação e lá uma consultora de Curitiba abriu os olhos da funcionária para a possibilidade de ter sua própria farmácia. Foi aí que procurou o Sebrae para aprender sobre como abrir e tocar um negócio. Desde a escolha do melhor ponto, estratégia para conseguir um preço mais baixo no local escolhido, acesso ao crédito do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), gestão da parte financeira, de pessoas, treinamento, todas as coisas da empresa foram feitas com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).

Em 2014, fez o Empretec e isso transformou muito sua cabeça. “Passei a focar ainda mais em planejamento e a mudar muitas coisas que não estavam bem na empresa”. O programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo Sebrae é o principal programa de formação de empreendedores do mundo.

O impacto do seminário intensivo na vida de Virgínia foi tão grande que ela resolveu se tornar uma facilitadora Empretec. Aplicou o primeiro módulo em 2022 e em abril próximo estará trabalhando o segundo módulo com uma turma em Campo Verde.

Determinada e inovadora, ela desenvolve uma série de produtos de saúde, beleza e bem estar, sempre com o propósito de proporcionar o melhor resultado para os clientes. “Temos um compromisso com o resultado, desenvolvemos produtos personalizados e criamos um vínculo de confiança com nossos clientes”. Ela conta que quando faz treinamento interno avisa a suas colaboradoras para manipularem os produtos como se estivessem fazendo para suas mães.

Virgínia conta que sua proposta ao montar a CriAtiva sempre foi fazer diferente. Para tanto, foi a Paris e trouxe de lá vários conceitos e ideias. “Mudei um pouco o conceito de farmácias de manipulação, antes muito ligado às antigas boticas. Criei um ambiente bonito, confortável, as atendentes são capacitadas para serem extremamente atenciosas e usam uniformes diferenciados, nada de camisetas”, conta feliz com os resultados alcançados ao longo dos 12 anos de empresa.

Antenada com o mercado como um todo, com as novidades e tendências, Virgínia observou que o segmento pet/vet vem crescendo muito e criou uma linha de produtos veterinários para pets. Ela vai desde xampu para banho até docinhos com suplementos e medicamentos, passando por protetor solar para as patinhas e produtos para embelezar pelos. Na loja e laboratório, instalados no Shopping Estação, o atendimento é completamente diferente e os produtos são manipulados em apenas 40 minutos para reduzir a ansiedade e aflição de tutores.

Além da loja, os produtos podem ser encontrados também em alguns supermercados como Big Lar, Curió e em todos os mercados da rede Machado, em Sinop, Primavera do Leste e em outros municípios.

A CriAtiva conta com 50 colaboradores, sendo a maioria mulheres – são apenas 8 homens no time, atuando nas áreas de CPD. “Gosto de trabalhar com mulheres, elas são mais guerreiras, determinadas.

  • #EmpreendedorismoFeminino
  • #SebraeDelas