O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) promove na próxima sexta-feira, 25/11, o Seminário SIM – Viabilidade da Execução do SIM por Consórcio Público, no Auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso (Av. dos Universitários, 799 – Santa Clara)
O evento será das 8h às 12h e terá duas palestras e uma mesa redonda. A primeira com a advogada especialista na área, Viviane Macedo Garcia sobre “Consórcios Públicos e Desenvolvimento Regional – Como Implantar o SIM por Meio de Consórcios Públicos”. Na sequência o médico veterinário Pedro Rogério Pinheiro fala sobre “Consórcio Público e SISBI – case de sucesso do CISPAR/MG”, que vai apresentar como está estruturado e como funciona o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Parnaíba. Ao final, haverá uma mesa redonda para debates, tirar dúvidas e dar os devidos encaminhamentos para regulamentação desse processo na região.
O gerente da Agência do Sebrae em Sinop, Volmir Contreira, esclarece que a realização do Seminário SIM consorciado já é uma demanda antiga. Ela foi levantada com a realização do Programa LIDER, mais especificamente com os trabalhos no eixo do agronegócio, onde apontou para esta dificuldade na comercialização de produtos de da pequena propriedade rural, para outros municípios da região.
No mês de agosto, o Sebrae fez uma missão para Minas Gerais onde o grupo conheceu vários municípios que operam o SIM consorciado. Volmir conta que esse formato também está sendo desenvolvido em outros estados pelo Brasil, como MG e MS. “Conhecendo resultados positivos como esse durante a missão técnica, tomamos a decisão junto com a AGELIDER de trazer a Dra. Viviane Macedo, que é a advogada responsável por toda a parte legal de implementação do SIM Consorciado. Nesse seminário vamos trazer essa experiência de como implementar, qual o caminho e vamos trazer também o médico veterinário do SIM consorciado do CISPAR de Minas Gerais, para falar na prática como tem funcionado a utilização deste selo em território mineiro, junto a pequenas agroindústrias”.
O evento conta com apoio do CIDESA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires), AGELIDER (Agência Líder de Desenvolvimento do Médio Norte e Norte de Mato Grosso e IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) e é voltado para técnicos agrícolas que atuam na assistência técnica, secretários de agricultura, prefeitos da região e pequenos produtores que tenham interesse em conhecer os procedimentos legais para no futuro ampliar seus canais de comercialização. “A expectativa é que o produtor saindo do SIM municipal, consiga acessar o SIM Consorciado, que deverá vir a ser regulamentado pelo consórcio”.
Cláudio Drusina, Diretor Executivo do CIDESA, destaca a importância do seminário e da implantação do SIM Consorciado na região. Segundo ele, existem disparidades entre os 15 municípios que integram o consórcio. “As cidades menores não conseguem montar o SIM municipal por que fica oneroso arcar com os custos de contratação e manutenção de uma equipe técnica para fazer o trabalho”.
E finaliza dizendo que o SIM Consorciado facilita e otimiza a comercialização de produtos nos 15 municípios do consórcio com otimização de recursos.
Inscrições no link: https://bityli.com/ijTjxhiv. Mais informações: (66) 3544-4731 – Unidade do Sebrae em Sorriso.