ASN MT
Compartilhe

Técnicos do Sebrae apresentam programa em Barão de Melgaço

Preocupados com o cenário da região, gestores públicos, empresários e comunidade se mostraram muito interessados
Por Assessoria de Imprensa Sebrae MT – Rita Comini
ASN MT
Compartilhe

Uma das primeiras ações práticas do Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal, formatado e desenvolvido pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, são as visitas técnicas aos municípios do território para apresentação do programa aos gestores públicos.

Barão de Melgaço, localizada a 113 km ao sul da Capital, às margens do rio Cuiabá, no “coração” do Pantanal, é o primeiro município de Mato Grosso a receber os técnicos do Sebrae MT para apresentação do trabalho a ser desenvolvido, cujo foco é a retomada da economia na região pantaneira por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território.

A apresentação, no dia21/06, reuniu a prefeita Margareth Gonçalves da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Elias Sarraf Pacheco, o vice, secretários municipais de educação, de esporte, desenvolvimento, empresários e pessoas da comunidade local.

A prefeita destacou a importância dessa parceria, especialmente porque irá dar suporte ao desenvolvimento econômico do município, cuja população de 8.164 habitantes (segundo estimativa do IBGE/2020) tem poucas oportunidades de trabalho. Ainda segundo o IBGE/2018, apenas 5,3% da população é ocupadae o salário médio mensal era de 1.9 salários mínimos. Dados do IBGE/2010 revelam que 42,9%da população ocupada tinha rendimento nominal mensal per capita de até meio salário mínimo (dados de 2010).

Margareth aponta o turismo como uma atividade geradora de emprego e renda, mas reconhece que o município não está estruturado para lucrar com o segmento. “O turista vai direto para as pousadas e agora, por conta a pandemia, piorou ainda mais”, relata, acrescentando que todo apoio é bem-vindo, especialmente nesse momento difícil.

A equipe do Sebrae MT, composta pelos gerentes Suenia Sousa, Sandro Rossi, Helen Camargo, Ricardo William Santiago e Fernando Holanda, fez a apresentação do Pró-Pantanal, divulgando as grandes linhas estratégicas do programa, falando como vão agir numa integração das atividades da área urbana e rural e mostrando que se trata de um programa de 3 anos, integrado dentro de um território com fator de desenvolvimento sustentável.

 Gestora do programa em Mato Grosso, Suenia Sousa destaca que o poder público loca está sensibilizado e mobilizado. “Nós não estamos indo para uma cidade, mas sim estamos fazendo um programa dentro de um território e, especialmente, dentro de um bioma. Vamos trabalhar num território integrado entre dois estados (MT e MS) e entre municípios para que a gente possa se ajudar e fortalecer uma coletividade em um território e assim tornar as soluções apresentadas mais acessíveis”, resume.

Ela acrescenta que vão tratar esse bioma com as suas características, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de dinamismo empresarial e cultural, para juntar tudo isso e trazer um valor agregado a uma marca, a um valor externo chamado Pantanal, que tem que ser visto como um local de grande valor para que os consumidores possam entender qual é o valor dele ao acessar um produto pantaneiro.

Suenia ressalta que os gestores públicos locais estão preocupados com o que aconteceu em 2020 (incêndios) e com o que está acontecendo agora (seca e crise hídrica). “Pessoas tradicionais da cidade, que moram lá há muito tempo, falam sobre como é que nós conseguimos chegar a esse ponto no bioma Pantanal e se mostram preocupadas com isso”.

Na sexta-feira, 25/06, será a vez de Nossa Senhora do Livramento receber os técnicos do Sebrae para a apresentação do Programa Pró-Pantanal.