As confeitarias especializadas vivem um momento de expansão em Mato Grosso. Empreendimentos do setor se multiplicam em várias regiões do estado e conquistam o público com novas combinações de sabores e porções criativas.
Em Rondonópolis, no sudeste mato-grossense, a empresária Rosilda Rodrigues Bonifácio é um exemplo desse crescimento. Proprietária da Delícia de Pudins e Bolos, ela tem visto fila de clientes se formar na sua porta. A trajetória de sucesso conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) que possibilitou a empresária participar de consultorias e cursos.
Rosilda conta que após deixar o emprego para se dedicar a filha caçula, decidiu buscar uma fonte de renda própria e, hoje, dezenas de pessoas aguardam por uma fatia de bolo ou pudim em sua porta. Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais retratam a prosperidade de uma história iniciada há 10 anos.
Ela relembra que começou na confeitaria com um sonho que teve. “Sonhei com o pudim que uma tia me ensinou a fazer quando eu era criança. Entendi como um sinal de Deus. Preparei o doce e postei no Instagram, que tinha pouco mais de 300 seguidores. Em seguida, recebi quatro encomendas”.
Entusiasmada com o resultado, Rosilda investiu R$ 298 – valor guardado da revenda de cosméticos – na compra dos ingredientes. O negócio, que começou de forma tímida, alcançou 38 encomendas já no mês seguinte. Para ampliar a produção, ela contou com a confiança de uma pessoa próxima e adquiriu um forno industrial e um freezer com um cartão de crédito emprestado. Desde então, sua empresa mantém crescimento continuo.
O gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Lucas Moreira, explica que o empreendedorismo feminino impulsiona a economia local. “O estado possui 37.381 empresas ativas na área de gastronomia e alimentação. As mulheres representam 57% desse total, o equivalente a 21.332 proprietárias desses negócios. Nosso trabalho busca fortalecer e ampliar esses números”, afirma.
As empreendedoras de Mato Grosso contam com serviços do Sebrae/MT voltados ao fortalecimento de pequenos negócios liderados por mulheres. Rosilda estruturou a sua empresa após conhecer a coordenadora Regional do Sebrae Mato Grosso, Mônia Ramos.
“A Rosilda já fazia os bolos de aniversário da minha filha. Convidei-a para compartilhar sua jornada empreendedora conosco. Ela aceitou e participou da Chamada de Impacto, do Desafio Açucarado e recebeu consultorias. O reconhecimento público da sua capacidade e da qualidade dos produtos confirmam o resultado desse processo”, explica Mônia.
Em 2025, Rosilda também participou do seminário Empretec. Durante a imersão, desenvolveu comportamentos e competências empreendedores. “O aprimoramento dessas habilidades é essencial. Depois de fortalecer a gestão e ampliar a visão de negócio, ela passou a aproveitar melhor as oportunidades de visibilidade e crescimento”, comenta Romário Pereira, gestor do Empretec em Rondonópolis.
A rotina da confeiteira mudou completamente. A produção, antes restrita à cozinha de casa, hoje conta com uma equipe contratada e escala ampliada de produção. Para Rosilda, o momento representa a realização de um sonho. “O Sebrae Mato Grosso foi um divisor de águas em minha vida. Com ele, aprendi a me posicionar como empresária. A mudança na minha vida começou pela fé em Deus e se consolidou com o apoio do Sebrae/MT”, conclui a empresária.

