ASN MT
Compartilhe

Mais de 150 mil alunos são impactados por projeto que fomenta ideias transformadoras em Mato Grosso

Sebrae/MT oferece metodologia exclusiva para a formação de educadores e estudantes por meio do projeto Escola Inovadora
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

“Foi emocionante ver o brilho nos olhos das crianças, a segurança ao apresentar seus produtos e a alegria por se sentirem capazes e protagonistas”. O relato da consultora Ana Lucia Linhares sintetiza os resultados das feiras do Jovem Empreendedor Pequenos Passos (JEPP), formação voltada a educadores e alunos que integra o projeto Escola Inovadora. A metodologia aplicada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) encerrou 2025 com 157.878 estudantes impactados e 1.653 turmas atendidas.

O Escola Inovadora tem como propósito oferecer aos alunos ferramentas que permitam identificar oportunidades de intervenção e desenvolver soluções estruturadas como práticas empreendedoras. As ações formativas, como as feiras do JEPP, transformam escolas públicas e privadas em polos de educação empreendedora, com ênfase em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do território.

O projeto segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Mato Grosso, neste ano, 21 turmas do 6º ano desenvolveram ideias com a temática sobre soluções sustentáveis; 12 turmas do 7º ano trabalharam o tema de robótica empreendedora; sete turmas do 8º ano exploraram tecnologias digitais e soluções empreendedoras; e sete turmas do 9º ano abordaram na prática o conceito de geração empreendedora.

JEPP oferece formação pedagógica para professores e alunos

JEPP na região Sudeste

Dezesseis escolas do sudeste mato-grossense realizaram as feiras do Jovem Empreendedor Primeiros Passos. Uma das unidades de ensino está em Alto Garças, duas em Guiratinga, cinco delas em Juscimeira, duas em Paranatinga e cinco estão em Poxoréu.

A gerente da regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika Santos Silva, ressalta que a educação desperta o protagonismo juvenil. “Quando o jovem compreende seu potencial, passa a enxergar oportunidades onde antes via com limites. A educação transforma realidades, amplia horizontes e desenvolve lideranças para o futuro dos territórios”, afirma.

Durante o projeto, foram realizados workshops, oficinas, entrevistas e outras metodologias ativas que estimularam os estudantes a assumir o protagonismo na busca por soluções viáveis para as demandas da comunidade escolar. A educadora Lussandra Alves Soares Silva, da Escola Municipal Chico Mendes, em Juscimeira, conta que o projeto estimulou nos alunos criatividade, trabalho em equipe e autonomia.

A educadora explica que “foi possível notar um brilho especial no protagonismo dos alunos ao construir o próprio aprendizado. Desenvolvemos competências socioemocionais, fortalecemos a integração entre escola, comunidade e família, além de valorizarmos o processo pedagógico”.

Em 2026, a expectativa é ampliar o número de escolas atendidas pelo Escola Inovadora. A consultora Cassia Regis Lopes afirma que “as feiras do JEPP revelam mais que produtos, elas enaltecem histórias, talentos e o futuro em formação. Cada banca preparada por uma criança representa um sonho que começa a tomar forma. Como consultora, sinto um imenso orgulho ao ver o fortalecimento da autoestima e do pertencimento dos alunos”.